Pular para o conteúdo
Home » A criança e a natureza

A criança e a natureza

“A criança, o maior observador espontâneo da natureza, sente indubitavelmente, a necessidade de ter, à sua disposição, um material com que agir.” (Maria Montessori)

“Mas de onde nasceu esse porquinho da índia aí? Não teve ovo!” (Melina, 3 anos)

O questionamento surge da EXPERIÊNCIA VIVIDA. Que não estava no planejamento do educador. Mas estava no ambiente proporcionado por ele.

Este aí da foto é o Caramelo, nosso porquinho da índia. O pai de 3 filhotinhos. A história foi mais ou menos assim: Caramelo reinava sozinho em sua gaiola, quando decidimos que seria legal ele ter uma companhia. Compramos outro porquinho da índia numa super promoção como um porquinho macho, mas 1 mês depois, descobrimos que era fêmea, quando seu filhotinho nasceu rsrsrsrs. As crianças tinham apenas a vivencia dos nascimento dos pintinhos, por isso ficaram maravilhados em ver os outros nascimentos e, é claro com a amamentação que acontece a todo momento.

Além de alguns animais, aqui temos muuuito quintal. Quem olha a nossa sede de fora, não imagina o tesouro que temos aqui dentro. Um quintal repleto de possibilidades investigativas. .
Um quintal em que as crianças podem passar, geralmente, duas horas inteiras do período que estão conosco. O contato com a natureza acontece de forma livre, as próprias crianças buscam as atividades que seu corpo necessita experienciar. Sempre acompanhados dos adultos que cuidam, zelam do quintal e dos animais.

Marcações: